AULA 15 - 05. NOVEMBRO.2014

05-11-2014 10:21

Nesta aula começámos por aprender a desenhar em planos diferentes do XY (planos verticais, oblíquos...) para isso utilizamos o comando 'BOX', primeiro ponto (0,0); segundo ponto (100,100,100).

Para visializarmos este cubo em 3D utilizamos o comando '3DORBIT'.

De seguida criamos uma nova layer com o nome rectângulo e desenhamos nessa layer as diagonais do cubo com o comando 'LINE', unimos oa pontos médios das diagonais.

Com isto ficamos com o nosso plano de trabalho definido pelas linhas criadas. Devemos mudar o sistema de coordenadas, utilizando o comando 'UCS' e marcamos três pontos do cubo. Com isto, alinhamos o plano XY com o novo plano de trabalho, ou seja, contruímos um novi sistema de coordenadas.

Para trabalharmos no nosso plano com vista de topo utilizamos o comando 'PLAN'.

Feito isto, temos as linhas principais da hipérbole. 

O passo seguinte é criar os focos, para isso vamos começar por utilizar o comando "OFFSET" e marcar a distancia de 15. (carregamos na linha do meio e arrastamos para os dois lados, direito e esquerdo).

De seguida marcamos os pontos onde as linhas anteriormente criadas tocam na linha horizontal: comando 'POINT'. Devemos utilizar o comando 'DDPTYPE' para formatar a maneira como vemos os nossos pontos.

Apagamos as linhas auxiliar e criamos uma nova linha com o nome pontos. 

Com esta Layer vamos constriur uma circunferência  - comando 'CIRCLE' - centro na origem e raio até aos focos. de seguida puxamos as linhas de intersecção da circunferência com as diagonais e marcamos os pontos onde estas linhas tocam na linha horizontal.

apagamos as  linhas auxiliares e duplicamos as linhas com o comando 'OFFSET' com a distância 20. Marcamos os pontos onde estas novas linhas tocam na horizontal.

Fazemos duas circunferências com centro nos novos pontos e raio até aos pontos que criámos. (pontos a azul e não os focos).

Movemos os círculos até ficarem com o centro nos focos - comando 'MOVE'. Marcamos os pontos onde as circunferências se intersectam.

Apagamos as circunferências auxiliares e repetimos o processo com um 'OFFSET' com distância de 40, outro de 60 e outro de 80.

De seguida vamos unir os pontos com o comando 'FIT'.

Utilizamos o comando MIRROR para obter a linha igual á do lado.

Criamos uma nova layer com o nome região. Utilizamos o comando 'BOUNDARY' e seleccionamos a área que queremos preencher.

Por fim, utilizamos o comando 'REVOLVE'

Para visualizar o objecto em 3D utilizamos o comando '3DORBIT'.