Blogue

12-11-2014 14:24

A aula 17 foi destinada a iniciar o novo exercício, relativo ao pormenor construtivo.

  • Criar uma nova layer (imagem)
  • Comando 'IMAGEATTACH' para inserir a imagem.
   
Para verificar as unidades que o programa está a utilizar, recorremos ao comando 'UNITS', alterando o que necessitarmos.
 
Para garantir que as unidades de medida estão correctas, apagamos a imagem e voltamos a colocá-la recorrendo novamente ao comando 'IMAGEATTACH'.
 
 O comando 'DIST' serve para tirar medidas no nosso desenho. De seguida, criamos uma nova layer chamada 'auxiliar'. Devemos verificar quantas escalas temos no desenho. no meu caso 2 - 1/100 e 1/20.
 
Na layer 'auxiliar' desenhamos duas 'XLINE' (1 horizontal e 1 vertical), de modo a verifivar se o nosso desenho coincide com as linhas ou se precisa de ser rodado e reajustado.
 

 

07-11-2014 10:55

Para começar mudamos o ponto de vista do objecto criado na aula anterior: comando 'VPOINT' com as coordenadas 1, -1, 2.

O próximo passo é congelar todas as Layers exepto a layer 'região' e '0'.

Para vermos só as linhas de contorno do objecto vamos utilizar o comando 'SHADEMODE' e escolhemos a opção '2WIREFRAME'.

 
De seguida vamos repetir a circunferência em todas as faces do cubo: comando 'MIRROR'
    - devemos rodas a nossa figura em torno do eixo X recorrendo ao comando 'UCS - X - 90º'.
 
 
Repetimos o processo de utilização do comando 'MIRROR' para todas as faces.
 
O próximo comando que vamos utilizar é o 'UNION' - vai juntar todas as linhas das circunferências numa só, seleccionamos a figura toda e depois, para deseleccionar as linhas do cubo basta clicar em cima do cubo com a tecla 'Shift' primida - ENTER.
 
 
De seguida, vamos fazer uma subtracção - comando 'SUBTRACT' e seleccionamos o cubo.
Para preencher a figura utilizamos o comando 'SHADEMODE' - 'SHADE' 

 

05-11-2014 10:21

Nesta aula começámos por aprender a desenhar em planos diferentes do XY (planos verticais, oblíquos...) para isso utilizamos o comando 'BOX', primeiro ponto (0,0); segundo ponto (100,100,100).

Para visializarmos este cubo em 3D utilizamos o comando '3DORBIT'.

De seguida criamos uma nova layer com o nome rectângulo e desenhamos nessa layer as diagonais do cubo com o comando 'LINE', unimos oa pontos médios das diagonais.

Com isto ficamos com o nosso plano de trabalho definido pelas linhas criadas. Devemos mudar o sistema de coordenadas, utilizando o comando 'UCS' e marcamos três pontos do cubo. Com isto, alinhamos o plano XY com o novo plano de trabalho, ou seja, contruímos um novi sistema de coordenadas.

Para trabalharmos no nosso plano com vista de topo utilizamos o comando 'PLAN'.

Feito isto, temos as linhas principais da hipérbole. 

O passo seguinte é criar os focos, para isso vamos começar por utilizar o comando "OFFSET" e marcar a distancia de 15. (carregamos na linha do meio e arrastamos para os dois lados, direito e esquerdo).

De seguida marcamos os pontos onde as linhas anteriormente criadas tocam na linha horizontal: comando 'POINT'. Devemos utilizar o comando 'DDPTYPE' para formatar a maneira como vemos os nossos pontos.

Apagamos as linhas auxiliar e criamos uma nova linha com o nome pontos. 

Com esta Layer vamos constriur uma circunferência  - comando 'CIRCLE' - centro na origem e raio até aos focos. de seguida puxamos as linhas de intersecção da circunferência com as diagonais e marcamos os pontos onde estas linhas tocam na linha horizontal.

apagamos as  linhas auxiliares e duplicamos as linhas com o comando 'OFFSET' com a distância 20. Marcamos os pontos onde estas novas linhas tocam na horizontal.

Fazemos duas circunferências com centro nos novos pontos e raio até aos pontos que criámos. (pontos a azul e não os focos).

Movemos os círculos até ficarem com o centro nos focos - comando 'MOVE'. Marcamos os pontos onde as circunferências se intersectam.

Apagamos as circunferências auxiliares e repetimos o processo com um 'OFFSET' com distância de 40, outro de 60 e outro de 80.

De seguida vamos unir os pontos com o comando 'FIT'.

Utilizamos o comando MIRROR para obter a linha igual á do lado.

Criamos uma nova layer com o nome região. Utilizamos o comando 'BOUNDARY' e seleccionamos a área que queremos preencher.

Por fim, utilizamos o comando 'REVOLVE'

Para visualizar o objecto em 3D utilizamos o comando '3DORBIT'.

 

 

31-10-2014 09:39

Nesta aula continuámos a construção da parábola. Já tínhamos os eixos e um ponto e começámos a contruir o vértice da parábola:

- comando 'CIRCLE' - opção 2P, sendo o primeiro ponto o vértice (que já tínhamos e a origem dos eixos (0.0).

- marcamos um novo ponto no centro do círculo - comando 'POINT'

- De seguida apagamos o círculo e ficamos com um novo ponto, neste momento já temos dois pontos. O passo seguinte é criar dois novos pontos, para isso vamos construir uma linha auxiliar: comando 'OFFSET' - distância 0.8

    - criamos dois novos círculos (um comcentro na origem e raio ate à linha auxiliar que tínhamos construído e outro com centro no segundo ponto e raio igual ao círculo anterior.)

Para construir estes círculos usamos o comando 'CIRCLE'.

Feito isto, criamos dois novos pontos no local onde o segundo círclo intersecta a linha auxiliar. Comando 'POINT'.

Apagamos os dois círculos pois eram meramente auxiliares.

Criamos uma nova linha auxiliar. 'OFFSET' - ENTER

E um novo círculo com centro na origem e raio até à nova linha auxiliar. de seguida utilizamos o comando 'MOVE' e movemos o centro do círculo até ao ponto de foco (primeiro ponto que criámos). Marcamos novamente os pontos de intersecção do círculo e da linha auxiliar.

Apagamos o círculo auxiliar, e repetimos o processo novamente.

Para construir a linha da parábola utilizamos o comando 'LINE' e unimos o ponto mais à esquerda até ao ponto Foco e outra linha perpendicular ao eixo horizontal.

Agora queremos encontrar a bissetriz, para isso vamos fazer um novo círculo com centro no ponto até ao 'midpoint' da linha perpendicular ao eixo horizontal.

Para ficar com a parte do círculo corespondente ao ângulo utilizamos o comando 'TRIM' : seleccionamos as dias linha - ENTER; seleccionamos a parte do círculo que não queremos - ENTER.

Para encontrar a bissectriz utilizamos o comando 'LINE' a passar pelo 'midpoint' do arco.

de seguida utilizamos o comando 'EXTEND' para estender a bissetriz ate ao eixo.~

De seguida criamos um novo círculo igual ao anterior e estendemos a bissetriz até ao círculo.

Para fazer igual do outro lado utilizamos o comando 'MIRROR'.

De seguida criamos duas novas layers - parábola 1 e parábola 2.

PARÁBOLA 01:

- comando 'SPLINE' -METHOD - CV - DEGREE - 2 (graus).

- seleccionar o ponto mais á esquerda, o vértice e o ponto mais à direita.

PARÁBOLA 02:

- 'SPLINE' - METHOD - FIT- seleccionar todos os pontos.

Para endireitar a parábola utilizamos o comando 'SPLINE EDIT' - FIT DATA - TANGENTS - seleccionar os dois pontos mais afastados.

depois disto fazemos ' Copy Paste' da parábola para um sítio aleatório do eixo do y e cortamos metade da parábola com o comando 'TRIM'.

DENSIDADE DA SUPERFÍCIE:

  • comando 'SURFTAB1' - 17 - ENTER
  • comando 'SURFTAB2' - 17 - ENTER
  • comando 'REVSURF' - selecção da curva, selecção da linha no eixo / 0 / 360 / ENTER
  • comando - 'SHADEMODE'

 

29-10-2014 22:05

Nesta aula finalizámos o exercício que tínhamos vindo a desenvolver ao longo das aulas anteriores.

01. começámos por configurar uma nova página de impressão, para isso vamos copiar a página de impressão previamente feita para ficarmos com as definições da mesma. 

    - botão direito do rato em "layout 1" - 'MOVE OR COPY' - move to end - CREAT A COPY

    - comando 'ERASE' - 'ALL'. Deste modo ficamos com uma folha de impressão com as mesmas definições da folha Layout 1.

 

    - para colocar a folha na vertical: botão direito do rato em cima de Layout 1 (2) - 'PAGE SET UP MANAGER' - MODIFY - PORTRAIT

    - Desenhar três rectângulos na página: comando 'RECTANG' (estes rectângulos vão servir para colocar pequenas partes do nosso desenho)

    - comando 'MVIEW':

  • criamos uma janela
  • seleccionamos um ponto e deverá aparecer o nosso desenho no rectângulo
Para aparecer as partes do nosso desenho que desejamos basta congelar as layers das regioes que não nos interessam.
Repetir o processo para os outros rectângulos.
 
 
 
INTRODUÇÃO ÀS PARÁBOLAS:
 
Começámos por definir os horixontal e vertical, para isso utilizamos o comando 'XLINE':
  1. 'XLINE' - HOR - Ponto 0.0
  2. 'XLINE' - VER - Ponto 0.0
 
De seguida, introduzimos um ponto 'P (0.1)
Para conseguirmos ver o ponto outilizamos o comando 'DDPTYPE' e escolhemos o estilo em que desejamos ver o ponto.
 
 
Assim, já temos os eixos e o ponto.
 
 
 
24-10-2014 13:17

Nesta aula começámos por cotar as restantes figuras

utilizamos cada uma das opções seguintes conforme o que precisámos

  1. LINEAR: para cotas horizontais e verticais 
  2. RADIUS: para marcar o raio da circunferência
  3. ANGULAR: para marcar os ângulos das figuras

  • para colocar as cotas todas na mesma linha- comando 'DIMSTYLE' - MODIFY - FIT - seleccionar a 3ª opção

 

FAZER REGIÕES

  • criar uma nova layer para cada figura - ex: circulo região - cor da layer do circulo
  • repetir o processo para todas as figuras
  • congelar as layers que não estamos a utilizar, deixando apenas ligada a layer da figura e da egiao correspondente: ex. circulo + circulo_regiao
 
  • comando 'BOUDARY' - REGION - PICK POINTS - carregar em cima da figura 
  • comando 'SHADEMODE'
 
Repetir o processo para todos as figuras
 
 
 
OPERAÇÕES BOOLEANAS
Estras  operações permitem-nos fazer intersecções, subtracções ou adições entre as figuras.
para tal utilizam-se os seguintes comandos:
  1. 'INTERSECT'
  2. 'SUBTRACT'
  3. 'UNION'
 
 
 
22-10-2014 15:37

No início da aula configurámos a página para imprimir. a página deve ser configurada para o formato PDF de modo que na altura de impressão não existam alterações no desenho. 

carregar com o botão direito do rato em cima de 'Layout 1' -> 'Page setup Manager' -> 'Modify'

  • escolher a opçãp 'DWG to PDF'
  • paper size: 'Isso Full Bleed A3 (ou Expand)'
  • escala: 1000mm

    

  • utilizar o comando 'Rectang' - para desenhar o rectânculo seleccionamos um canto da folha e colocamos as dimensoes de uma folha A3 (0.43; 0.297).
 
  • criar nova layer - 'LA' - com o nome janela e cor branca
  • comando 'MVIEW' - seleccionar um canto do rectângulo e o lado oposto. Aparece o nosso desenho.
 
  • verificar a escala - comando 'ZOOM' -> 1/10 xp
  • 'LINE' - primeiro ponto: vértice do quadrado; segundo ponto (0,1)
  • bloquear o Zoom para que não sejam feitas alterações nas dimensões do nosso desenho. 'MVIEM' -> LOCK -> ON
COTAR O DESENHO
  • criar nova Layer (nome - cotas)
  • comando 'DIM' -> HOR -> seleccionamos os dois vértices do quadrado e arrastamos para baixo.
 
  • configurar a cota: comando 'DIMSTYLE' -> NEW -> damos o nome polígonos_cotas -> mudar o estilo das cotas (cor, espessura, símbolo, ...)
 
 
  • para colocar as nossas cotas no desenho seleccionamos dois vértices e arrastamos para o local desejado.
17-10-2014 12:19

Nesta aula continuámos o exercício da aula anterior.

07. Construir o RECTÂNGULO_OURO

  • criar um círculo auxiliar, comando 'Circle', com centro no ponto médio do lado do quadrado
  • comando 'PLINE' - (0,0); qua (seleccionar o ponto); per (seleccionar o ponto seguinte); 'C' (close)

apagar o círculo auxiliar

 

08. Depois de construirmos todas as figuras centrámo-las.

Para o fazer bloqueámos todas as layers com exepção da layer em que está a figura que vamos mover. para algumas figuras foi necessário criar um traçado auxilar.

  • para mover as figuras utilizamos o comando 'Move'

09. Por fim passámos o nosso desenho para o "paper space" - (Layout 1)

 

15-10-2014 15:36

Nesta aula começámos a trabalhar com o AutoCad.

Numa primeira introdução aprendemos algumas noções básicas tais como

  1.  os sistemas de coordenadas utilizados - cartesianas e polares 
  2.  os espaços de trabalho - Model Space e Paper Space (espaço da folha para impressão) 
  3. entidades - 1D, 2D e 3D
Pudemos ainda observar os auxiliares de desenho - situados na barra inferior da pagina- dos quais nem todos são uteis para os trabalhos que vamos desenvolver, por exemplo, a função grelha para auxiliar deve estar ligada, bem como a função "object Snap" - na qual devemos indicar as opções que queremos usar. Já a função "Dynamic Input" deve estar off.
 

Para testar o que tinhamos aprendido realizámos um exercicio rapido. Neste exercício o pretendido é criar um conjunto de polígono:

  • quadrado
  • triângulo
  • círcculo
  • rectângulo r2
  • rectângulo de ouro
EXERCÍCIO
01. criar novas layers, correspondentes a cada um dos polígonos, introduzindo na barra de comandos 'LA' -> New Layer
 
01.1. Definir um nome e uma cor para cada layer
 
 
 
02. Construir o QUADRADO
 
  • Seleccionar a Layer do Quadrado
  • introduzir na barra de comandos 'L' (Line) 
 
 
  • introduzir as seguintes coordenadas dos pontos, que correspondem a cada um dos vértices da figura -(0,0); (1,0); (1,1); (0,1)
  • seguido do comando 'C' (Close) 
 
 
03. Contruir o TRIÂNGULO
 
  • Seleccionar a layer do Triângulo
  • comando 'LINE' - coordenadas (0,0); (1,0); (@1<120) - para aúltima coordenada utilizamos o sistema de coordenadas polares pois queríamos que a inclinação da linha correspondesse a 60º (ângulo interno do triângulo equilátero)
  • comando 'Close' (para unir todos os pontos)
 
04. Contruir o CÍRCULO
  • Seleccionar a layer do círculo
  • comando 'Circle' - centro do círculo (0,0); diâmetro = 1
 
 
05. Contruir o PENTÁGONO
  • seleccionar a layer do pentágono
  • comando 'Polygon' - número de lados 5; (0,0); (1,0)
 
 
06. Construir o RECTÂNGULO_R2
para auxiliar na construção deste rectângulo devemos construir um circulo que passe pelo vértice do quadrado, de modo a que um dos lados do rectângulo tenha a dimensão igual ao diâmetro do quadrado
 
  • comando 'Circle' - centro (0,0); raio: até ao vértice do quadrado
  • comando 'PLine' - (0,0) qua (seleccionar o ponto); per (seleccionar o ponto seguinte); 'C' (close)
 
  • apagar o círculo auxiliar

 

10-10-2014 17:31

A oitava aula foi dedicada à conclusão do exercício "Como Eu Cresci". A entrega do exercício foi feita através da nossa página HTML com um link para uma nova página com a imagem publicada.

home.fa.ulisboa.pt/~20130181/como_eu_cresci.html

<< 1 | 2 | 3 >>

Blogue

17-12-2014 09:01
Esta publicação tem como propósito disponibilizar todos os exercicios realizados em relação ao detalhe construtivo. 01. Imagem original - home.fa.ulisboa.pt/~20130181/img014.jpg 02. Pormenor em pdf - home.fa.ulisboa.pt/~20130181/pormenor_correcto-Layout1.pdf 03. Pormenor em AutoCAD...
12-12-2014 15:30
Continuação da aula anterior - esclarecimento de dúvidas.
10-12-2014 17:21
Esclarecimento de dúvidas em relação ao trabalho individual de construçao de um detalhe construtivo e de uma macro.
05-12-2014 12:56
DSAGHJRYE dsfdghjkl Nesta aula, recriamos uma macro já existente para indicar o norte nos nossos desenhos, como podemos ver na imagem abaixo. No Notpad começamos por escrever o nome da nossa função: Defun c: Norte E as perguntas que queremos que apareçam quando o utilizador escolhe esta macro,...
03-12-2014 13:36
Nesta aula criamos uma macro, cuja função era desenhar um quadrado. Começamos por abrir o programa Notepad++ e guardar o ficheiro como "quadrado.lsp" e "all types". Introduzimos os comandos - Nome da função - defun c: quadrado (), () significa que a função não tem argumentos - Perguntas ao...
28-11-2014 00:16
Nesta aula continuámos a aprender sobre os ficheiros MACRO. Nesta aula, começamos por falar de um assunto que não está relacionado com os ficheiros macro, mas que pode ser útil no futuro, trata-se do comando 'BLOCK' - este comando serve para quando temos um objeto ou conjunto de objetos que se...
26-11-2014 00:09
Nesta aula concluímos o exercício da instalação sanitária e intriduzimos a matéria dos ficheiros MACRO. Relativamente ao exercício da instalação sanitária, nesta aula aprendemos a por padrões no nosso desenho, para isso utilizamos o comando 'HATCH'. Para preencher as paredes do nosso desenho: -...
21-11-2014 15:42
Conclusão do exercício da aula anterior. Nesta aula começamos por colocar a banheira na nossa casa de banho:Para isso, temos que descarregar o ficheiro "banheira" que se encontra na pagina do professor. Abrimos o ficheiro e medimos a distância desde o ralo da banheira até ao lado exterior (=...
19-11-2014 15:31
Nesta aula continuámos o exercício da aula anterior e começámos a fazer uma planta de uma instalação sanitária. Nesta aula, continuamos a formatar a nossa folha de impressão. Na aula passada já tínhamos uma parte do nosso desenho no Layout1, essa parte do desenho correspondia a uma escala. Nesta...
14-11-2014 14:46
Nesta aula continuámos a aula anterior. Em primeiro lugar mudámos a cor do cursor para ser mais visívil no fundo branco da imagem. comando 'OPTIONS' - 'DISPLAY' - COLORS - CHROSSAHIRS. De seguida, inserimos de novo a imagem - comando 'IMAGEATTACH' (inserimos o número de imagem correspondente ao...
1 | 2 | 3 >>

Blogue

17-12-2014 09:01
12-12-2014 15:30
10-12-2014 17:21
05-12-2014 12:56
03-12-2014 13:36
28-11-2014 00:16
26-11-2014 00:09
21-11-2014 15:42
19-11-2014 15:31
14-11-2014 14:46
1 | 2 | 3 >>